Enfim... boas noites de sono!

Olá!

Quem lê minhas mensagens chega até a pensar que a maternidade é algo perfeito, ou pensa que eu sou uma louca varrida de pedra (nossa, que termo antigo hehehe).
Aí me perguntam: Onde "pega" a maternidade?
Eu digo que (por enquanto) é FICAR SEM DORMIR, OU DORMIR MUITO MAL!

Nos três primeiros meses dos picorruchos pensei que fóssemos ter um treco, de tanto cansaço. Eu amamentava a cada 3 horas no primeiro mês, depois passou a ser a cada 4 horas, inclusive nas madrugadas. Os bebês não dormiam ao mesmo tempo, eles resolviam fazer escala: um dormia, o outro ficava acordado, depois revezava. Às vezes um ia dormir às 22:00h, o outro só ia dormir às 2:00h, e às 2:25h... aquele que dormiu às 22:00h, resolvia acordar e só ia dormir às 5:00h. Foi punk os três primeiros meses.
Durante as manhãs eu conto com a ajuda do maridão, à tarde e até o marido chegar à noite, conta com a ajuda da minha mãe. Não tivemos ajuda de ninguém nas madrugadas, não quisemos ninguém estranho em casa cuidando dos nossos filhos. Sei que muitas pessoas contam com o apoio de babás, enfermeiras, não estou aqui para discutir se está certo ou errado, mas nós achamos que a responsabilidade e o privilégio de cuidar dos bebês era exclusivamente nosso, mesmo com todas as dificuldades e cansaço.

Passado os três primeiros meses, como num passe de mágica, Ruteca passou a dormir super bem, de 10 a 12 horas por noite, sem interrupção, e continua assim até hoje. Se ela chora de madrugada, geralmente é dor (dentes, cólica, febre, etc). Ou então ela acorda porque o irmão a acordou.
Já o Miguelito até hoje acorda 1 vez de madrugada (agora não mais todas as noites, mas 2 ou 3 vezes por semana) e quer mamar. Não tem negociação: não adianta tentar niná-lo nos braços, deixar chorando um pouco (bom, isso nunca fazemos), ele quer é mamar, sente fome mesmo. Ou então ele acorda porque está molhado de xixi, e depois da troca de fraldas e de roupa... quer mamar. Comentei com o pediatra e a resposta foi: "Normal...".
Ambos nunca trocaram a noite pelo dia, e achamos isso fantástico. Ambos tiram uma ou duas sonecas durante o dia, sendo que o Miguel dorme mais durante o dia do que a Rute.


Aí me perguntam aonde está a dificuldade; eu digo que é ficar sem dormir 8 horas direto por mais de um ano. Não é uma coisa de outro mundo, sei que existem situações muito e muito piores (como um filho doente), mas não deixa de ser uma situação que desgasta.

Li alguns livros, alguns até específicos sobre sono de bebês/ crianças. Tive a recomendação do "Nana, nenê" de amigos, vizinhos, mas sinceramente, para nós não serve. Não sou adepta e nem à favor do "deixa chorar". Se serviu para outras pessoas, ótimo, mas não para a nossa filosofia.
Li os livros da "Encantadora de bebês", achei bacana, mas o capítulo do sono não aliviou muito a situação.
O que está nos ajudando muito, diria que até resolvendo, é o livro "Soluções para noites sem choro, para crianças de 1 a 6 meses". Tem também a versão para crianças de até 1 ano, mas esse (infelizmente), nós não lemos. A autora do livro argumenta que a criança não precisa chorar para dormir, mas que existem maneiras mais tranquilas e gentis para melhorar o sono do nosso filho, e é claro, o nosso também.
Quando der vou postar alguns trechos do livro para reflexão, e quem sabe auxílio para outros pais.
Um pouco do livro:
  • "... quando o sono de uma criança é perturbador, toda a sua personalidade é afetada. A falta de sono leva a uma aumento nos problemas de saúde e comportamentos agressivos, como choramingos e ataques de raiva."
  • "Um sono saudável traz em si propriedades mágicas para seu filho e apóia a saúde, a atitude, a inteligência e o crescimento infantil."
  • "Lembre-se de que, embora todos os seres humanos despertem periodicamente durante a noite, esse processo de associação é uma das razões principais para bebês e as crianças pequenas chamarem os pais no meio da noite, já que a presença do pai ou da mãe ao seu lado é necessária para que sintam seguros e confortáveis e possam adormecer novamente."
Está aí a dica. E você, como são as noites de sono do seu(s) filho(s)?

9 comentários:

Marcia Farias disse...

Roberta, acredito que ter gêmeos é complicado justamente pelas noites, pq nem sempre eles dormem sincronizados né?

EU nao posso reclamar. A Pietra acordava 2x à noite..Somos noturnos e na primeira acordada dela ainda estávamos acordados (vide a hora que te comento o post hehehe)
No Natal ela dormiu a noite toda...E nunca mais acordou à noite.Uma noite ela acordou chorando mas ela estava com o nariz meio trancada e estava tendo dificuldades para respirar. Vou higienizar o nariz e ela voltou a dormir.
AMO ver ela dormindo..parece um boneco liiindo!

kisses e logo terás tuas noites de sono de volta

Carpe Diem

Marcia

Anônimo disse...

Ai que delicia!!!

Aqui tbem, estamos tendo noites de sono.....tdo bem que nao eh igual a Rutinha.....kkkkk....mas ja da pro gasto.....kkkkk

Mande um beijo grande pra esses dois lindos!!!

Beijos pra vcs e fiquem com Deus

Barbrinha e Bebejinho

Katia disse...

Hummm, acho q no quesito sono, vou sofrer qdo. tiver o meu rsrs, principalmente no frio, pq com sono eu não existo, aff !

Bacana o post, gostei !

Bjkas !

Entre rosas e princesas disse...

Sabe Rô... Não poder dormir 8 horas direto é uma lástima...é cansativo demais. Só agora depois que desmamei a Ana Luiza(2a1m) é que ela dorme direto, a noite toda. Antes ela sempre acordava umas duas a três vezes no meio da noite querendo mamar. Era um terror porque no outro dia eu tinha que trabalhar e como nunca encontrei nenhuma literatura que ajudasse eu acordava com ela chorando(ela é muito brava), sentava, dava de mamar...ela adormecia e eu voltava a dormir até a próxima mamada. NÃO FOI FÀCIL!
Só aguentei porque ela não pediu para vir ao mundo e a AMO muito!!!

Mônica disse...

Ro,
Aqui em casa a coisa é bem tranquila. Eles sempre dormiram nos mesmo horários e desde pequenos eu conseguia dormir pelo menos umas 3hs seguidas. Uma noite initerrupta de sono fez muita falta mas isso durou pouco.
Aos 3 meses eles já estavam dormindo 8hs e nós também!
Hj, depois de um ano a rotina está bem estabelecida: eles dormem as 8:30 (coloco os dois nos berços e eles dormem sozinhos sem problemas), mamam dormindo as 23hs (a hora do papai) e acordam religiosamente as 7:30 (as vezes vai até as 8hs). Eu considero isso uma maravilha!!!
Segui a rotina certinha do Encantadora de Bebês e deu super certo. Recomendo este livro pra todas!

Uli disse...

Nossa, acabei de comentar em outro blog q o meu trio parece estar retrocedendo. Aprendi uma técnica q comigo deu muito certo quando eles eram recem-nascidos pra fazê-los dormirem ao mesmo tempo e hj ninguém dorme antes ou depois do outro. O meu problema está sendo durante a madrugada. Normalmente, eles dormem as 20h sem ninar, cada um no seu bercinho. As 2h da manhã a Sara acorda pra mamar de novo, mas mama sozinha e no final guarda a mamadeira no cantinho do berço, as 7h acorda já desperta e vai para o chiqueirinho ver desenho até as 8h da manhã q é o nosso horário de começar a rotina. Só aí os meninos acordam e eu dou a mamadeira da manhã para os 3. Aprendi tbm q criança precisa ter hora certa pra deitar mas tbm pra acordar e que nós devemos ir acordá-los caso passem da hora. E eu sempre faço isso! Depois do almoço eles dormem de 11:30 as 14:30, mas sou eu q vou no quartinho acordá-los sem dó. Porém desde a gripe q eles tiveram q mudou tudo. A Sara tem acordado umas 3 vezes, os meninos estão intercalando na insônia...cada noite é um, sendo q o Daniel tem tido pesadelos, o que me fez dormir ao lado do berço dele de terça pra quarta. Pq tirá-lo do berço nunca e levá-lo pro meu quarto jamais. Essa tbm aprendi e funciona muito. Eu fico ao lado do berço fazendo cafuné, cantando, segurando a mãozinha, durmo alí, mas só. Tenho estado bem cansada e espero q estas noites confusas passem logo. Afinal eles já tem 1 ano e 7 meses. rsrsrs Mil bjs

Cris :-) disse...

Adorei o post e vou aguardar as tuas dicas sobre o livro. Também vou procurar a versão para as crianças maiores...
Quanto ao deixar chorar eu também nunca deixei, não consigo. Fico com eles fazendo carinho até adormecerem e nunca achei isso perda de tempo muito pelo contrário, é um momento gostoso só nosso!

Anônimo disse...

Ro, o Felipe tem esticado algumas noites agora, apóps os 3 meses... e o que sinto mais falta é o dormir 'bem'... mas acho que isso demorará um bocado... tem noites que estou exausta... GAD era só uma acordada na madrugada... Agora quer rir??? nos finais de semana que fomos p/ Campos, o menino dormiu 8 hs direto... sem sequer pedir mamadeira... já em SP, nada feito... são raras as 8 hs seguidas de sono... mas no fim tudo compensa.. é o amor da minha vida...
Bjs
Clau Spinola Sanchez

Pâmela disse...

Quando chegamos do hospital com Larinha "debaixo do braço" e abaixo do peso a regra era mamadas a cada 2hs, não menos do que isto! Foi um início beeem difícil, não só pela restrição ao sono, mas pela tensão da situação, preocupação. Depois disto começou a mamar a cada 3hs certinho - ela mesma acordava. Mas quando completou 2 meses virou no giraya e aí tudo ficou de cabeça para baixo, era peito o dia TODO!!! Mas passou e aos 3 meses começou a dormir beeem melhor, acordando umas 2 vezes a noite. Desde então tem sido assim e muitas vezes nem acorda no meio da madrugada, vai acordar lá pelas 5hs.
Também não sou adepta ao "deixa chorar", para nós não serve, mas gosto muito do "soluções...". Quando a Lara começou a dormir melhor durante o dia ela ficou ainda mais tranquila, isto prova o que o livro diz sobre sono perturbado e temperamento. Ainda durmo mal, sem uma noite completinha, até pq as vezes fico acordada de madrugada para fazer alguma coisas que não consigo no dia, como agora rsrsr Mas é um período, daqui a pouco isto passa. Não é mesmo?
bjos

Postar um comentário