Rutinha e a saga para comer


Que todo mundo sabe que meus filhos sempre tiveram altura e peso acima da média não é novidade para ninguém. Miguelito é bom de garfo, não come de tudo, mas come bem, um bom prato, uma mamadeira caprichada, frutas na mão, tudo de bom.
Rutequinha era assim até 1 ano e 2 meses. Depois disso ela resolveu abolir totalmente as frutas, aí começou a diminuir a quantidade, depois começou a almoçar e não jantar, e agora fica na saga sem comer comida uma semana, 15 dias comendo, depois mais uma semana sem comer...e por aí vai.
Abaixo e-mails que troquei com meu pediatra, ele é ótimo... mas Rute continua comendo mal!
Vocês tem a solução mágica para crianças que não comem?
Abaixo os e-mails:


Olá Dr., tudo bem?

A Rutinha está desde domingo sem comer nada salgado. Tentamos a comida do dia-a-dia, Nestlé, creme, sopinha, e ela não quer nada, não chega a experimentar. Está tomando NAN A.R. (às vezes toma 180 ml, outras vezes toma 20 ml), aceita iogurte e papinha nestlé doce (nem sempre também). Tentei deixá-lo com fome, sem leite ou iogurte, ela chupa o dedo, chora, mas não come comida salgada.
Porém a bonequinha está brincando muito, pulando, rindo e aprontando. Essa história de ficar dias sem comer comida salgada (depois come 2 ou 3 dias, e pára novamente) já tem mais de 4 meses.
Algo a fazer? Precisa passar por uma consulta? Tem alguma vitamina extra para dar a ela?
Obrigada, abço.

Roberta,
Sem problemas...Acho que é uma (super) fase, mas como o ganho ponderal e estatural é ótimo, vamos levando, sem vitaminas, só não substituindo alimentação sólida por leite.
Abraços.

Dr., se não podemos substituir a alimentação sólida por leite, substituo por iogurte e papinha doce nestlé? Ela não aceita outras opções...
Obrigada, abço,

Procure não substituir por "nada".  Copio abaixo as recomendações "xiitas" que costumo dar nestes casos...
Dá uma lida (mas nunca siga todos os itens à risca...rsss)
Conselhos úteis na inapetência de causa não-orgânica
· Os pais decidem onde, quando e o quê a criança deve comer.
· Respeite a não aceitação e lembre-se que nem todos os alimentos são fundamentais.
· A criança decide o quanto vai comer.
· Use um cadeirão para manter a criança no local de alimentação.
· Evite locais com pessoas em volta ou ruídos – ou qualquer coisa que leve à distração (televisão, por exemplo).
· A criança pode ficar com um brinquedo, desde que o brinquedo não esteja atrapalhando a refeição.
· Insista para que seu filho não saia da cadeira/cadeirão. Seja rigoroso.
· Procure fazer intervalos de 3 a 4 horas entre as refeições.
· Evite sucos, leite ou água de coco 3 a 4 horas antes do almoço e jantar. Ofereça somente água.
· Procure coincidir os horários das refeições (café da manhã – almoço – jantar) com as refeições dos pais. As crianças comem melhor com adultos comendo em volta. Almocem e jantem juntos.
· Nunca fique ou pareça estar nervosa ou irritada com qualquer forma de inapetência.
· A criança deve iniciar a ingestão de alimentos nos primeiros 15 minutos da refeição. Aguarde 30 minutos, no máximo, para encerrar a refeição (ao todo).
· Caso a criança não comece a comer nos primeiros 15 minutos, dê a refeição por encerrada. Não substitua com outros alimentos nem ofereça sobremesa. Não se mostre nervosa/irritada.
· Neste caso, a próxima refeição não deve ser adiantada. Faça-a normalmente (lanche da tarde, por exemplo).
· Sua casa não é um restaurante de fast-food: não fique fazendo o que a criança pede para comer durante a refeição, já iniciada. A comida já está feita e pronta.
· Ofereça (no prato) porções pequenas. Se necessário, reponha. As porções ideais de cada alimento podem ser “do tamanho da mão fechada da criança.”
· A “neofobia” é muito comum (não aceitar novos alimentos). Mas não deixe de insistir por 10 vezes, em momentos diferentes, antes de desistir.
· Procure, ao oferecer novos alimentos, comer junto o alimento, na sua refeição. Ou então deixe o alimento à disposição, sem oferecê-lo. As crianças tem grande predisposição para falar “não”.
· Elogie “muito” os bebês (até 1 ou 2 anos) quando provam novos alimentos e presenteie (simbolicamente, com um sticker, por exemplo) os mais velhos.
· Não fique irritada se a comida cair na mesa ou chão (dependendo de cada idade...). Procure ignorar quando a criança joga comida ou objetos no chão. Caso necessário, seja firme, mas nunca “exploda”.
· Não limpe a boca da criança a cada colherada, exceto se ela pedir.
· Não deixe líquidos (água) à vista durante a refeição, mas ofereça sempre em seguida da alimentação.
· Lembre-se: não existe desnutrição aonde não há falta de comida.

4 comentários:

Cristiane disse...

nem me fale, Rô.
A Ísis não fica dias, mas isso tem me tirado do sério. Como disse seu pediatra, vou me controlar mais e não demonstrar irritação na frente dela.... Mas é difícil né?

Marcia Farias disse...

Roberta, adorei esse post... Em certos momentos a Pietra fica sem comer...Mas aprendemos que o ritmo dela é esse. Afinal, ela tem crescido tri bem seja em peso seja em tamanho.
Uma coisa que percebemos ultimamente....a Pietra quer comer sozinha hehe Por isso ela 'fecha' a boca para comer..Mas é só dar uma colher na mào dela que a festa está feita hehe

Cris, paciência é TUDO..Já tive ( raros..ufa) momentos de falta de equilíbrio e TUDO ficou muito pior.
Por isso, faça o teu melhor, tente, invente, mas se a ísis não quiser comer, deixa assim....

kisses

Marcia

Pâmela disse...

Adorei o post e as recomendações do médico. Recebemos as mesmas recomendações da pediatra da Lara quando ela deu uma travada na boca no fim do ano. Aqui em casa ultimamente a Lara tem recusado mais vezes a comida mesmo, mas por enquanto tudo ok.
Ro já ouviu falar de um período em que bbs em torno de 1 ano deixam de comer bem? Parece que uma fase mesmo... Mas deixa a gente de cabelo em pé! Eu aqui com a minha magricelinha já fico de orelhas em pé quando começa nessa de não comer...
bjos

Atelier Cheio de Graça disse...

Afffffffffff
Estou passando por isso com meu filho!
Não é fácil!!!!
Adorei o post.
Bjs

Postar um comentário