Nós lemos para os nossos filhos


Olá!

Nos últimos dois anos posso falar que me tornei a blogueira materna mais fajuta do pedaço... É verdade que com a falta da minha mãe em 2012 tudo mudou, o tempo ficou mais escasso. Depois que as crianças dormem (isso por volta das 20hs), tenho sempre coisas domésticas para fazer, acesso a internet para ler e-mails, facebook, ler um livro, mas esqueci de me dedicar ao blog. Postagens, por mais triviais que elas sejam, precisam ser pensadas e um mínimo bem escritas. Bom, eu tento...

Estou devendo e vou escrever um pouco mais das nossas viagens, e na sequência tem Iberostar Praia do Forte, Bourbon Atibaia, Summerville Porto de Galinhas, Mavsa . Se eu não escrever logo, talvez eu perca detalhes que na ocasião julguei serem importantes.

Falando um pouco do título do post...
Recentemente comecei a postar no Facebook fotos dos livros que lemos diariamente para os nossos filhos. Achei que seria algo trivial ou desinteressante, mas teve uma repercussão bem legal. No post do face geralmente eu coloco uma foto com os livros que lemos no dia, e faço uma breve descrição, coisa do tipo "Diversão e poesia", "Abracadabra!". Os comentários, a maioria de mulheres e mães, comentam alguma coisa do tipo "gosto muito desse livro", "obrigada pela dica, vou comprar", e por aí vai.


Algumas fotinhos que postei no Face:

 

 

 

 


Outro dia uma amiga me perguntou inbox se eu realmente lia para os meus filhos TODOS os dias.
E a resposta é SIM. Faça sol, chuva, durante a semana, fins de semana, feriados. Raríssimas são as ocasiões em que eles estão tão cansados que se negam ouvir alguma história.
Tudo começou quando eles ainda eram bebês. Nós comprávamos aqueles livrinhos de panos, que serviam para eles babarem muito e eu colocar na máquina de lavar direto também. Ou então aqueles livros de plásticos para levar no banho que os bebês furam com os dentes e encharcam de água por dentro, servindo apenas para por no lixo.
Quando bebês eu comprava livros de capa e páginas dura, mostrava as imagens, e eles exploravam de todas as maneiras. Livro para bebê é brinquedo, não pode ter muito apego pensando que não será estragado.
Mas eu não desistia, sempre comprava várias livrinhos.
Meus gêmeos começaram a prestar atenção nas histórias por volta de 2 anos e meio. Prestar atenção mesmo, do tipo parar para ouvir, querer pegar o livro depois (ou antes) da leitura e ficar explorando, comentando a maneira deles, perguntando o que era isso ou aquilo. Nessa idade eu ainda comprava os livrinhos capas duras, mas as páginas internas nem sempre. Nesta fase eu acho que as melhores editoras são Caramelo e Ciranda Cultural.
Por volta de 3 anos que as leituras começaram a ser todas as noites, e permanecem até hoje. Comecei a comprar livros de capa mole, e encapo todos com contact. Sim, sou a louca do contact, carrego este hábito desde a infância, acho que foi coisa que herdei da minha mãe. Mas antes de você achar que é exagero meu, eu digo que encapar os livros preserva muito eles - não rasga a capa, não suja, o livro fica mais firme para pegar.
E como é a nossa rotina de leitura? Eles jantam, assistem TV até 19h, 19h30 no máximo, tomam o leite/ iogurte, escovam os dentes, fazem o xixizinho básico. Peço para eles escolherem os livros, que são no mínimo 2. Sentamos os três no chão do quarto, e leio para eles. Tenho que ser democrática: um dia eu leio primeiro o livro que o filhão escolheu, no outro dia o primeiro o livro que a filhota escolheu. Cheguei a fazer um calendário para saber de quem seria a primeira leitura do dia.
Quando tem livros novos, às vezes leio mais de 2 por noite. Já li 3, 4, 5, 6 em uma noite. Eles podem estar cansados o que for, mas tem que ter a leitura. 
Faz parte também um processo de paciência. Eles interrompem, fazem comentários dos desenhos, dos personagens, repetem a mesma pergunta todas as vezes que leio determinado livro, riem sempre da mesma situação. É importante deixar a criança ativa e participativa no processo de leitura. Vale aqui também uma dose de interpretação. Dependendo da história, uma tom de voz um pouco modificado nos diálogos, por exemplo. Outras histórias pedem uma interpretação quase teatral. Na minha opinião, os títulos mais legais para crianças de 4/5 anos são da Brinque Book e Cia das Letrinhas.
O Miguel topa ler todos os livros, sempre. Sabe aqueles dias que a criança parece que está sem foco, andando de um lado para o outro? Para o Miguel funciona falar "Filho, escolhe um livro, senta aqui!". Já li 8 livros de uma vez num domingo à tarde, pedi trégua. Já a Rutinha tem os seus títulos preferidos, e se ela não se interessa pelo tema, sai de perto e vai brincar.
É comum vê-los pegando o livro, e falando sozinhos. Uma coisa bem legal que tem acontecido é eles interpretarem a história para nós, contarem do jeito deles, é impagável.
Outro hábito que criamos com eles, desde bebês, é frequentar boas livrarias. Nossas preferidas são Cultura e Livraria da Vila. Boa disposição dos livros, títulos, atendimento, espaços para sentar no chão e curtir. Se vamos numa livraria eles sabem que podem escolher (no mínimo) um título cada um, e eu sempre trago pelo o menos mais 2 da minha escolha - poucas vezes errei. Não considero gasto, mas investimento. Estou sempre de olho em promoções na internet, em standes que montam provisoriamente em shoppings. Acho bem legal também pessoas que vão em sebos, que fazem trocas, cirandas de livros, vão em bibliotecas. Falta de dinheiro não é desculpa, precisa só de vontade.
Nossa pequena biblioteca tem mais de 100 títulos. Não temos mais aqueles para crianças menores, doei todos. Mantenho nosso espaço de livros com títulos indicados para a idade e interesse deles.
Para comportar esses livros e torná-los mais atraentes para as crianças, colocamos prateleiras na sala. Ficou fácil o acesso, ficou decorativo. Prateleiras são da Etna, 1 metro cada:





Nem preciso descrever os benefícios da leitura, tem inúmeros artigos, posts, comentários à respeito.
Ler para nossos filhos é mais que um hábito, é lazer, é um momento de cumplicidade.
Quero que meus filhos tenham vontade de ler, de descobrir, de explorar. Quero que eles ampliem o vocabulário, mais acima de tudo, que queiram sempre voar e sonhar.

E você, lê para seus filhos?

1 comentários:

Isabela disse...

Olá...hoje tirei a manhã para ler seu blog...rs
Nós lemos para a Nina desde a barriga.
Leio para Nina todos os dias antes de dormir...ela escolhe o livro e lemos.
Estou louca para fazer uma estante dessas no quartinho dela, mas agora com a chegada da Alice, acho que não terei espaço...
bjs

Postar um comentário