Lição de casa


Pela primeira vez na vidinha dos meus filhos, com dois anos e (quase) nove meses, e meus picorruchos trouxeram hoje para casa... lição de casa!
Eu já sabia que isso iria acontecer, nos foi informado na reunião de pais e professores, e eu achei uma graça eles começarem com essa tarefa. Será apenas uma vez por semana, coisa simples, sem cobrança por parte dos professores, pais ou responsáveis, mas tem que devolver no dia seguinte para a professora, mesmo que em branco. O tema sempre será algo que eles vivenciaram/ aprenderam no dia. É uma maneira deles exercitarem responsabilidade e milhares de lições de casa que virão pela frente na vida escolar.
Também trouxeram para casa um livro da escola, que cada aluno escolhe (dentro da sua faixa etária, claro), e fica até dois dias com a criança em casa, para os pais/ responsáveis lerem juntos com as crianças, desde que elas queiram também. 
Tanto a lição de casa quanto o livro são incentivos, longe de ser cobrança.

Parece que eles estão curtindo essa nova fase na vida. Todas as vezes que vamos buscá-los na escola eles nos recebem com alegria, correm de um lado para o outro, pulam, vem tagarelando no carro.

Ahhhh, aconteceu o primeiro chororô na sexta, Miguel não queria largar de mim. É um processo difícil, dá vontade de catá-lo nos braços e ir embora; e a mãe tem que ser firme, mostrar segurança, blá blá blá... aiiiiiiiiiii, mas como é difícil... Fiquei de plantão na escola caso ele chorasse muito, mas não fui chamada nenhuma vez.
Hoje ele chorou de novo, mas foi mais rápido, logo já estava participando das atividades do grupo, nem precisei ficar de plantão.

Mais uma semana escolar pela frente e vem a "quebra" do carnaval, e vamos ver como eles reagirão depois de tantos dias sem ir para a escola.
Boa semana à todos!


Ps.: leiam a reportagem "Por que as crianças estão cada vez mais infelizes?" em http://veja.abril.com.br/noticia/saude/por-que-as-criancas-estao-cada-vez-mais-infelizes . Você deixa seu filho ser C R I A N Ç A? Ele tem tempo para brincar com aquilo que quer? Você dedica tempo, dá carinho e atenção ao seu filho, ou terceiriza todos os cuidados e responsabilidades de pai/ mãe? Fica a reflexão...

2 comentários:

Val disse...

Ai Mimi, que delícia poder compartilhar e viver cada experiência como essa e ainda em dobro..
muita saúde para os teus pimpolhos e força né para passar segurança.
Adorei a reportagem viu obrigada por compartilhar.
bjs

Ju Usui disse...

Que legal Rô, deve ser mágico sentar e acompanhar cada dia essas lições de casa, logo, logo serei eu!

Qto ao Miguel, vc sabe que é natural, certamente é bem difíci, mas sei que vai dar td certo, seus filhos são mt espertos. Força na peruca amiga!

bjs

Postar um comentário