11º semana: ida ao nutricionista

Olá!

Esta semana fui na nutricionista especializada em gestantes; ela atende na mesma clínica da GO. Foi quase 1h40 de consulta - chegou uma hora que eu não aguentava mais, mas valeu a pena.
Primeiro ela anotou todos os detalhes da minha rotina alimentar, me pesou, e depois começou com as orientações. Da gravidez até terça eu engordei 4 kg, mas como eu já estava acima do peso, tenho que ter bastante disciplina. Em uma gestação "normal" é recomendável que a mulher engorde 9 a 11 kg, por se tratar de uma gestação gemelar espera-se que eu engorde 14 kg. Em suma, se eu me alimentar adequadamente, daqui para frente devo engordar 1,5 kg a cada 4 semanas.
Ela me disse que nesta fase da gravidez devo aumentar o consumo de cálcio (1000 mg por dia), grãos (para o bom funcionamento do intestino) e frutas (4 ao dia, porções médias). Devo diminuir o consumo de proteína e gorduras (presente em carnes e outros), bem como de açucares e carboidratos "pobres". O bom é que o maridex também começou a me acompanhar com esses novos hábitos alimentares - esse incentivo ajuda e muuuuuuuito.
Outra coisa interessante que ela disse foi que em cada fase da gravidez existe uma necessidade nutricional. Em uma determinada época será necessário o aumento do consumo de ferro, depois de mais peixe na dieta, e por aí vai.

Desde o início da gravidez foi a semana que mais saí: fomos jantar em uma churrascaria com o sogrão no sábado, fui em um chá de bebê no domingo, ontem fomos jantar fora e ao cinema. Noooooossa, é bom demais não sentir mais tanta fraqueza e passear por aí. Em breve volto a ir à igreja aos domingos, sinto falta da Escola Bíblica Dominical.

É isso aí. Bom fim de semana para todos.

0 comentários:

Postar um comentário