TV e DVDs para crianças: qual o limite?


Olá!

Se tem uma coisa que eu controlo muito em casa é o uso da televisão. Antes dos nossos bebês (ops, crianças) nascerem, eu já tentava ficar o mínimo de tempo possível em frente a tela da televisão, selecionava o que e quando assistir; novela então... afffff, não assisto há muito tempo, nem lembro quando foi a última. Não quero fazer campanha contra TV, sei que existem excelentes programas, reportagens, filmes, séries, tem sim muita coisa boa, mas tem de filtrar, não temos que engolir goela abaixo qualquer coisa que vem pela frente e achar que é legal, normal, que a vida é assim mesmo.

Quando nossos filhotes estão na sala, a TV passa quase que o tempo todo desligada. Antes de completar 1 ano eles assistiam desenhos infantis (Discovery Kids, Playhouse Disney, e Vila Sésamo e Cocoricó) por no máximo 30 minutos. Agora com 1 ano e três meses assistem TV por no máximo 1 hora, isso quando temos que "apelar". Mas porque apelar? Às vezes eles estão agitadinhos, andando muito de um lado para outro, querendo tomar o brinquedo um do outro, e aí apelamos para a TV; na maioria das vezes funciona: eles se concentram, dão risadas, se acalmam. Leiam um pouco da velha polêmica em http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI938-15069,00-TELEVISAO+PODE.html .

Mas que o funciona mesmo é o uso de DVDs infantis. Começamos comprando 2, depois mais 1, e outro, e hoje temos 11 DVDs da série Baby Einstein, 8 DVDs da série Bebê Mais, entre outros em menor quantidade. Eles amam esses DVDs. Participam, dão risadas, gritam de alegria, apontam para a imagem, super tranquilo de assistir. De longe acho que o melhores são do Baby Einstein, super criativos, alegres, não é por menos que são da Disney.
Até tem uma polêmica de que esses DVDs não são educativos - vide http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI100481-10539,00.html , mas que servem como entretenimento, na minha opinião não há dúvida.
Como em tudo na vida, acho que vale o bom senso e o equilíbrio, principalmente quando se trata de educação.

E você, como controla (ou não) o uso da TV e DVDs dos seus filhos?


6 comentários:

GIL disse...

Roberta muito bom seu post, ajuda a gente educar os netos, esquecemos e somos mais digamos "MOLE" com as crianças e aqui vc não dá moleza pra gente não, é muito legal isso.......bom final de semana pra vc....bjks....Gil

Mônica disse...

Rô,
A TV aqui em casa é suuuper controlada para as crianças também, senão vira festa né..
Eles assistem mais ou menos 1 hora de Discovery Kids todos os finais de tarde e adoram o Peixonauta. O Marcos gosta muito mais de TV que a Isabel que nem dá muita bola.
Aos finais de semana deixo eles assistirem um pouco na minha cama de manhã enquanto tomam o leite.
Já eu, adoro a novela Tititi e gravo todos os dias pra assistir depois que eles dormem, mas as vezes eles escutam a musica da abertura e param tudo o que estão fazendo pra dançar, uma graça!!
Também tenho uns 5 DVDs do Baby Einstein mas eles não dão muita bola ainda não..

Natasha Martins disse...

A giulia não está na fase, ainda, de ver tv, mas as vezes coloco dvd da galinha pintadinha e também BB mais para ela assistir, isso de vez em nunca. Eu sou contra deixar televisão ser babá dos filhos, eu mesma pouco assisto, acho que a infancia passa tão rapido, que naõ tem porque ser perdida vendo imagem numa tela.

Cris :-) disse...

Concordo 100% com a Natasha, a infância passa muito rápido para ser perdida na frente de uma televisão.
Aqui em casa em geral a telinha tá desligada, mas apelo p/ ela em dias de chuva quando eles tem que ficar dentro de casa e ficam mais inquietos por isso.
Gosto de ver a novelinha das seis, aí eles ficam brincando em volta sem dar importância e logo depois vamos para a função do banho.
Durante o dia quando "apelo" o que eles vêem é Discovery Kids.
Bjs

Cristiane disse...

Lá em casa a Ísis vê o Discovery e adora o Loui, a Vila Sesámo etc.
Acho que nem tudo precisa ser educativo podemos sim deixá-los ver um Doki da vida ou simplesmente um filme infantil rs rs , mas não podemos fazer da tv o centro da vida...
A criança precisa brincar, explorar... e isso a TV não proporciona a ninguém;

Carol Passuello disse...

Mimi, tem selinho pra ti lá no blog!
Bjs

Postar um comentário