Terror noturno infantil

Olá mamães e papais,
não sei se vocês já passaram por essa experiência de presenciar o Terror Noturno em seus filhos. Eu já passei com o Miguel por 2 ou 3 vezes, a primeira vez ele tinha cerca de 10 meses. Com a Rutinha aconteceu ontem à noite e foi a primeira vez, o que me fez querer postar aqui sobre o assunto.

Rute e Miguel dormem todas as tardes, cerca de 2 a 4 horas, são sonos restauradores para eles (e para mim também). Ontem e antes de ontem a Rutinha resolveu não dormir à tarde, e ainda ela foi dormir às 22hs, estava pegando fogo o dia inteiro. Imaginem o nível de agitação de uma criança que está habituada ao sono da tarde e de repente resolve não dormir por 2 dias neste período, ou seja, ficou cerca de 14 horas acordada!

Por volta da 1hr da madrugada eu ouço um choro, é um choro misturado a grito, um choro de desespero, de dor, sei lá. Coloco ela no colo, ela se debate um pouco, treme um pouco também, os olhos ficam entreabertos, o adulto fala e a criança não se acalma. É horrível a cena. No meu colo ela não se acalmava e dá para perceber que a criança está "presa" no sono. Meu maridex colocou ela no colo, eu me ajoelhei e orei, e em menos de 30 segundos ela simplesmente parou. Foram cerca de 5 minutos de choro intenso.
Coloquei ela no meu colo novamente, curti ela por mais uns 5 minutos, voltei a colocá-la na cama e ela dormiu até as 9hs de hoje.

A primeira vez que aconteceu com o Miguel durou uns 15 minutos. Imaginem aquele bebezão grande, forte, chorando muito, se contorcendo, tentei acalmá-lo no meu braço, no braço da minha mãe, dei remédio, liguei para o pediatra e aí na ocasião ele me disse que parecia o Terror Noturno. Num "passe de mágica" o Miguel parou de chorar e dormiu novamente. Na ocasião o pediatra me mandou um e-mail falando do Terror Noturno, mas infelizmente eu deletei para repassar a vocês.

Portanto, se algo semelhante acontecer com os filhos de vocês, não se desesperem (é difícil, muito difícil, mas tentem). Leiam um pouco mais sobre este assunto no Baby Center, que eu acho que está bem simples e prático. Tem também no Wikipedia, mas está mais complexo. Dúvidas tratem também com o pediatra de vocês.

Para o episódio da Rutequinha eu atribuo ao fato dela não ter dormido à tarde, como faz parte da rotina habitual dela. Hoje a duplinha estava muito animada à tarde, eu e o maridex colocamos eles no carro, demos uma volta pelo bairro e agora eles estão dormindo feito uns anjinhos. Ok, ok, sei que não é recomendado esse "método" do carro pelos especialistas, mas a "especialista" mãe e o "especialista" pai precisavam também de um descanso.



E seus filhos, já tiveram Terror Noturno? Já ouviram falar desse assunto?
Bom fim de semana!

8 comentários:

Anônimo disse...

Nossa Roberta! Eu ja passei por isso com meus pequenos, mas não tinha nem idéia do que era o Terror Noturno... vou pesquisar. Bjs Marcia

Mundo do Dani disse...

Oiieee Mimi. Saudades daqui !
O Daniela nunca teve o Terror nocturno. Tadinhos deles os dois. E eu nunca tinha ouvido falar disso não. Beijiiinhos

Ana Carolina disse...

Que chato e assustadora a cena, hein? Posso imaginar que horrível. Aqui nunca aconteceu não, mas bom saber, né?
Beijos e saúde pra todos aí.

Elaine disse...

ola boa tarde!
ja sim!mas depois de uma certa idade mais ou menos com 2 anos eles nao acordavam assim!somente chamando.sonhos ruins sao chatos msmo!

Marynna's blog disse...

Ro, imagino sua angústiaaaaa.... Nunca vi e fiquei agradecida de ler aqui, caso aconteceça com a Letícia!!! E graças a Deus seu marido pode ficar com vc nesse momento em oração, é importante a mesma crença nessas horas. Valeu Ro.

Carla disse...

Oi Mimi,
As cadeirinhas são da Chicco. Achei melhores porque elas adaptam altura e são portáteis.
Quanto ao terror noturno, eu usei e uso homeopatia. Tem ótimos resultados.
Beijos,
Carla e Quarteto

Tati Bonotto Cake Designer disse...

Olá querida!!!

Venho convidar, para mais um SORTEIO no meu blog, será de BRIGADEIROS GOURMET...

Espero você lá!!!

LINK: http://tatidesignercake.blogspot.com/2011/10/sorteio-brigadeiro-gourmet.html


www.tatidesignercake.blogspot.com

Pâmela disse...

Ro Lara já teve alguns episódios assim que eu nunca atribuí ao terro noturno, achando que o mesmo só se caracterizava se fosse recorrente. Como foram algumas vezes, muito distantes uma das outras nem "liguei", mas vou dar uma pesquisada a mais. bjo

Postar um comentário