E o desfralde, como vai?


Não vai, simples assim! Miguel e Rute estão com 2 anos e 11 meses e estão com fraldas.
Vamos a novela da casa dos Mimi's:
Compramos o vaso sanitário infantil o ano passado, demoramos para instalar, quando instalamos veio faltando peças, depois de instalado (isso já era quase novembro, as crianças com 2a6m), o Miguel adorou a novidade - principalmente a parte de dar descarga e gastar bastante água. A Rutinha não queria nem chegar perto daquele barulho.
Aí a mãe sem experiência aqui comprou as calcinhas e cuequinhas cheias de desenhos infantis, coloridas, alegres, na esperança que tudo se resolvesse rapidamente. Novembro, calor, mamãe em casa disposta, e deixei eles sem fraldas. Foram dois dias de xixizeira pela casa, e NADA de xixi ou coco no vaso. Desisti em apenas dois dias.
Aí veio dezembro (e a coragem lá no pé) e pensei: vem férias, viagem, não estou disposta a ficar trocando calcinhas e cuecas e secando a casa toda hora com um xixi espalhado em qualquer canto - um não, mas muitos e muitos xixis, afinal são dois filhos.
Depois falei com a escola (isso em janeiro), e eles acharam melhor esperar a adaptação da escola para depois começar o desfralde - afinal, eles precisam criar vínculo e confiança nas professoras para não ter um retrocesso.
Já estão há três meses na escola, conversei com a diretora e ela opiniou que o Miguel tem demonstrado interesse pelo desfralde, já a Rute ameaça chorar quando a convidam para ir no banheiro ver uma coleguinha no vaso.
Aqui em casa o Miguel gosta de ir fazer xixi no vaso antes do banho e antes de dormir. Para a Rutinha me rendi e comprei um penico - ela JÁ fez dois xixis lá, por conta própria. Ou seja - eles tem demonstrado interesse, ELES contam quando fizeram coco, eles começaram a pedir para ir fazer xixi no vaso ou no penico, ou seja, EU é que tenho de criar coragem, e começar esse processo todo.
Li um material que o pediatra mandou, que a diretora da escola mandou, li depoimentos na internet, mais e mais matérias, e até comprei um livro! Lógico, eu tinha que comprar um livro - http://www.ground.com.br/maebebe/tirarafralda . Um livro sem preconceitos, com vários casos reais, prático e objetivo. Ele conta também como é comum crianças desfraldarem com mais de 3 anos.


Neste feriado prolongado eles ficam sem fralda em casa, e se tudo der certo (tem que dar) mando os dois na quarta também sem fralda para a escola, munidos de muitas calcinhas, cuecas, calças e bermudas reservas.
O que aprendi até agora:
- Cada criança tem seu tempo, para tudo! A pressão vem de fora, dos outros, das comparações. As comparações são tantas, os outros opinam tanto, que parece que não são nossos filhos, mas que estão participando de um campeonato para ver quem pode mais, quem é o mais rápido, quem é melhor. Ahhh, você pode comentar, viu? Pode contar como foi o desfralde do seu filho, o que deu certo, o que não deu. O que eu não gosto é de cobranças, afffffffffff...
- Respeito o tempo dos meus filhos e o MEU também. É claro que tirar as fraldas será uma economia e tanto, no mínimo R$700 por mês, pois inclui aí pomadas e lenços umedecidos, mas nunca quiz forçar nada, estressar ninguém.
- Tirar fralda não é como ensinar a pintar papel com tinta. É um processo que exige, maturidade "psico-social-emocional".
Acho que agora é o HORA deles. Estão demonstrando interesse em ir ao banheiro, se sentem incomodados principalmente com o coco, avisam quando a fralda está cheia de xixi.
Eu volto para contar as notícias, espero que sejam notícias mais "secas", com menos melecas. Bom feriadão!

10 comentários:

Unknown disse...

Oi Roberta, quanto tempo. Não sabia que era mamãe de dois pimpolhos... nossb, tempo de clube das noivas!!! hahahaa. Adorei seu blog. Eu tenho uma filha de 3 anos e 3 meses que não está completamente desfraldada. Ela dorme de fralda, estou sem um pingo de coragem de levantar de noite. Mas estas férias, já quero fazer isto, mesmo sendo inverno. Até o final do ano, nada de fraldas por aqui... ela já estará com quase 4 anos. Eu não sou muito encanada, já conversei com a pediatra e ela me disse pra ficar tranquila que até os 4 anos ela sai da fralda sem pressão. Quando começar a ficar sequinha a fralda da noite, já posso tirar. Beijinhos

Família Alves Lis disse...

Oi, Roberta... minha filhotinha saiu da fralda diurna em janeiro, com 2 anos e meio. Ainda coloco fralda à noite nela, mas ela 90% das vezes amanhece sequinha. A fralda é mais pra EU me sentir segura de que nem ela nem a roupa de cama vão ficar ensopados (mesmo que sejam só 10%,ainda assim são 10% - rss). A escola ajudou muito nesse processo porque as "tias" levavam todos juntos ao banheiro desde o começo deste ano, e eles não deixam ela ficar de fralda nem na hora da soneca. Como disse, EU é que coloco fralda nela à noite porque EU quero me sentir segura. Uma hora qualquer eu dou um basta e tiro de noite também. Mas por enquanto, como você disse, vou seguir o tempo dela (até os 90% das vezes passarem para 100%) e o meu. E abaixo a competição! Porque a gente não veio aqui para competir, veio para ser feliz e encontrar essa felicidade naquele que nos criou. Não fique encanada de jeito nenhum. Eles vão sair da fralda no tempo deles e no seu. Vocês vão conseguir e vai dar certo. Abração!

Elaine disse...

Tenho que dizer q nao é tarefa facil msmo nao!ja desfraldei dois filhos e digo ser paciencia em cima de paciencia.A nossa expectativa as vezes nao corresponde a realidade.meu mais velho ate que foi facil,mas minha menina,afff!opiniosa que so ela!foi barra,mas nao é nada de impossivel ou que mereça competiçao como muitas maes sugerem!
boa sorte!bom feriado!

Marcia disse...

Amiga como vc mesma disse: cada criança tem seu tempo. Mas se vc recomeçar o processo vá até o final!rsrsrs Eu sei... não é fácil... mas a escola ajuda bastante e se eles já estão entendendo um pouco "do processo" é só uma questão de tempo. Bjs e adoro seu blog.

Marynna's blog disse...

Oi Rô...

Aqui tbm não foi pressão mas ela saiu cedo com quase 2 anos e 2 meses e quem me ajudou mais foi minha mãe... Agora a da noite, afffffff.... nem teho coragem, pois pasme: ela dorme conosco ainda na cama.. kkkkkkkk

Preciso de algum livro pra tirar sem traumas, mas o meu né? uahsuhaushau

Beijos e fique na paz, ainda mais de dois... aff

Cristiane disse...

Oi Rô... a Ísis começou em fevereiro com 2a7meses tinha tentando de tudo antes, e como vc desistido nas viagens, após vê-la chorar ao fazer o cocô no penico... acho até que merece um post rs rs
Mais é assim mesmo, cada criança tem seu tempo só temos que nos preocupar se notarmos algo externo atrapalhando essas fases...
Boa Sorte!

Coisas do Casal (Cynthia) disse...

Olá Família Mimi!! Acho que é por aí mesmo... Cada criança tem seu tempo. Eu só consegui desfraldar minha filha com 3 anos e não foi difícil nem complicado... No seu caso só complica mais pois são 2 crianças e sei que cansa...

Vá devagar, quando você perceber a segurança neles tire a fralda, deixe-os sem a fralda por um certo período do dia e deixe-os dormir de fralda. Vá aumentando o tempo sem a fralda gradativamente. Isso funciona e é menos doloroso para pais e crianças!

Beijokas!

Anônimo disse...

Adorei o blog :)
Passe pelo meu e se gostar se torne seguidora!!!

Beijinhos

Bruna Rockenbach disse...

Realmente, Cada criança tem seu tempo e não dá pra haver cobranças. Cada coisa vai acontecendo no tempo certo. Eu confesso que tenho receio de quando chegar o desfralde dos meninos, que eu pretendo começar em Março do ano que vem... Já vejo xixi pela casa. Hehehehe...

Beijocas!!!

Marcia disse...

Mimi, kd vc? To com saudades! Bjs

Postar um comentário