O soninho da beleza


Se tem uma coisa que eu sou chata (entre tantas outras ui ui) é em relação a rotina dos meus filhos, em especial horário de sono. Preservo os horários deles ao máximo, saímos pouco da linha, fazemos nossas programações sempre pensando se eles poderão dormir bem e no horário certo.
Ruteca e Miguelito estão com 2a9m e ainda dormem super bem no período da tarde; ela dorme de 2 a 3 horas, ele de 3 a 4 horas, é o soninho da beleza como diz minha mãe. Naturalmente que acabam indo dormir todos os dias por volta das 22hs, mas não me importo, pois a soma da soneca diurna e noturna acaba sendo em média 11 a 12 horas.
Se eles não dormem à tarde porque recebemos uma visita, ou porque está muito calor, eles acabam dormindo mais cedo à noite, e o sono fica mais agitado. Eles acordam chorando, parece que sonham mais, é como se o corpo e a mente estivessem tão cansados a ponto de não relaxar o suficiente.
É bastante comum os pais ou cuidadores acharem que a criança não está com sono só porque está brincando muito ou agitada - é justamente por causa do sono que o agito, a irritação, as birras e briguinhas muitas vezes acontecem. Eu me esforço para criar um clima, abaixar a adrenalina lendo um livro, coloco um dvd curto e calmo, ponho as crianças para dormir e... bingo!

Nosso pediatra diz que a maioria das crianças param de dormir durante o dia por volta dos 3 anos; no livro "Soluções para noites sem choro - 1 a 6 anos", a autora defende que se mantivermos uma boa rotina a soneca diurma pode durar até os 6 anos, mesmo que seja apenas 1 hora no dia.

Que os carneirinhos do sono continuem saltitantes aqui em casa por um bom tempo!

2 comentários:

Ju Usui disse...

Aqui soneca tbm é coisa séria! é notório como faz bem, os meninos dormem de 1:30 as 15 e acordam renovados com todo gás.

Outro dia li na Crescer, nem lembro a ediçao vou encontrar e depois te falo, bem, estava escrito que muitas das crianças que fazem bullying com outras, não tem ou não tiveram esse direto da soneca respeitado, estudos apontam que a agressividade e irritabilidade são devido a poucas horas de descanso ou sono conturbado durante a noite. Aqui eu não abro mão tbm!

Bjs, obrigada pela forcinha lá no blog, adorei!

Elaine disse...

Quando tive meu primeiro filho,vi que quando chagava proximo a hora da soneca,ele ficava mais agitado,entao sabia:hora da soneca.Ate hj meu filho tem 6 anos prestes a completar 7 e ainda tem a sagrada sonequinha e sempre vai dormir ás 21:30hs.Alias,todos os 4 seguem a mesma rotina assim fica facil pra mim!

Postar um comentário