Dedo x chupeta


Mais um tema polêmico e longe de ser unanimidade, não só para mães e pais, bem como entre os pediatras, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, odontopediatras. Já li diversas matérias defendendo e combatendo tanto o dedo como a chupeta (a chupeta é mais "defendida"), e eu como mãe também tenho MINHA opinião. Não sou a dona da verdade (mesmo porque não existe a Dona ou o Dono), mas tivemos que fazer uma escolha.

Meus pais não deram chupeta para os três filhos, e nós os filhos também não chupamos o dedo. Minha mãe sempre disse que se a criança não conhece, também não sente falta.
Antes mesmo de engravidar eu já havia decidido que não daria chupeta para os meus filhos, e meu maridex concordou. O maridex foi uma criança que chupou chupeta por anos, e justifica que também precisou de aparelho de dentes também por anos.

Quando as crianças nasceram, fizemos a nossa primeira visita ao pediatra quando eles tinham 9 dias de vida. O nosso pediatra é a favor da chupeta, pois serve para acalmar e consolar a criança, já que no primeiro ano de vida a criança tem a fase oral onde tudo vai para a boca. Ele disse que o ideal é que a chupeta seja tirada da criança por volta de 1 ano de idade, e mesmo assim é bem difícil. Mantivemos o nosso posicionamento de não dar chupeta para nossos (então) bebês.

Miguelito não chupa o dedo, aliás nunca foi muito de colocar objetos na boca, nem quando bebê.
Rutinha chupa o dedo desde o ventre, o dedo dela vive machucado. Ela chupa o dedo para dormir e quando está com fome, é nitidamente o consolo. Passamos pomadas, enfaixamos as vezes, mas o dedão está alí, firme e forte.
Já ouvi várias vezes, geralmente de outras mães, que a chupeta é melhor pois tem como tirar, o dedo não tem como. Também já vi crianças bem grandes chupando chupeta, e pais enlouquecidos porque não conseguem eliminar o "vício".
Vejo constantemente os adultos enfiando a chupeta na boca do bebê/criança, é o "cala boca" (quando as vezes o que ela quer é colo, carinho, ou está cansada, com dor, com fome); acho que existe alguns exageros por parte de quem cuida da criança, dando a chupeta quando ela não precisaria (a criança chupa o dedo quando realmente precisa do consolo, não é imposto).
Tenho uma vizinha que conta que o menino dela chupou chupeta até quase 10 anos, e a filha dela largou o dedo por volta de 2 anos. Também conheço pessoas que chuparam o dedo até a adolescência, uma prima minha, por exemplo.

O que tem ajudado a Rutinha a não chupar o dedo é distraí-la com brinquedos e acariciá-la quando ela vai dormir, nem sempre resolve mas procuramos alternativas. Não creio sinceramente que seja carência, pois o hábito vem do ventre e ela é uma criança que recebe muita atenção, carinho e amor.
Resolvemos não nos descabelar, não adianta repreender, ela se estressa. Vamos "pagar o preço" de não ter dado a chupeta, e ver no que dá. Torço para que ela largue esse dedo o quanto antes.
Conte sua experiência ou opinião com dedo ou chupeta.
Bom fim de semana!

7 comentários:

Tati Sabadini disse...

Oi, Roberta! Realmente é um assunto polêmico. Eu não tenho ideia do que vou fazer com as meninas! Mas acho que os pais devem seguir aquilo que eles acreditam e acham melhor. O meu marido chupou dedo até uns 6 anos, uma coisa, então não sei o que é pior ou melhor. O jeito é seguir o instinto de mãe.

Beijosssss

Mônica disse...

Roberta, eu sabia que daria a chupeta e assim o fiz desde os primeiros dias. Quando eles tinham cerca de 10 meses já tirei a chupeta do dia e ela só pode ser usada pra dormir, e assim foi e segue até hoje em dramas! Eles entendem e tem um coelho no quarto que é o guardião das pepês. Logo que acordam já entregam pro coelho. A Isabel há alguns meses teve uma irritação geral na gengiva e decidiu que não queria mais a chupeta, mas as vezes ainda pede pra segurar e eu dou sem problemas.. Agora já combinamos e eles repetem aos 4 ventos: vamos entregar a pepê pro Papai Noel e ele vai levar elas embora. Vamos ver como vai ser.. Bjs

Anônimo disse...

Olá Roberta!
Tenho uma pequeninha de 5 meses, e ela ja chupa o dedinho constantemente. Oferecemos o bico com 7 dias e ela pegou super bem, mas com 2 meses ela mesma largou e voltou a chupar só o dedo, principalmente qd esta com fome. Por isso fico sempre atenta dando o peito, brinquedos e agora que ela ja sabe segurar, os mordedores, para diminuir o tempo do dedo na boca. O pai dela chupou dedo até grande e eu fui usaria do bico. Por isso digo que depende da criança, cada um tem sua personalidade e preferencias, temos que respeita-los sempre! Beijos pra voce e seus pequenos fofos!

Pâmela disse...

Ro eu sinceramente acho que tudo é personalidade e necessidades individuais... Cada criança vem ao mundo com necessidades que são supridas de diferentes formas, acho ruim ter que encaixar todas as crianças no molde "correto" que a sociedade prega. Acho mais saudável enxergar cada uma com suas especificidades e respeitá-las. Claro que não vamos manter vícios prejudiciais, mas é entender o processo e ajudar. Aqui tentei dar chupeta pq a Lara era um grude, e não deu certo. Deixei para lá e respeitei... Hoje em dia as vezes me estresso porque ela precisa ficar bem grudadinha para dormir, mas hoje entendi que ela tem necessidade de sentir a gente para ficar tranquila e dormir... sempre foi assim, desde de bebê, então tento entender, aceitar e ajudar ela na medida do possível. bjos

Anônimo disse...

Oi Ro tudo bem? Bom desde que o Bruninho nasceu, eu e meu marido já havíamos decidido que em caso de necessidade, daríamos a chupeta. O Bruno sempre foi uma criança calma e tranquila porém até hoje, é o tipo de criança que coloca TUDO na boca. Ele começou a usar a chupeta com 2 meses de vida, exclusivamente para dormir. Nunca me pediu a chupeta fora do horário... Em agosto deste ano, por conta de uma terrível estomatite, ele largou a chupeta e eu fui na onda dele, nunca mais ofereci e ele nunca mais pediu.
Na época ele estava com 2 anos e três meses.
Foi assim, simples, fácil e rápido.
Percebi que agora ele faz carinho na sobra da fronha, passando pelo narizinho dele. Acho que foi a forma que ele encontrou de se acalmar para pegar o caminho dos sonhos...
E essa foi a minha experiência com a chupeta!
Saudades de vcs.
Beijos

Ju

Chlóe Croient disse...

Oi Ro. Eu não tenho muito como dar opnião, pois ainda não vivi este momento, mas gostei da sua frase final dizendo que não vão "descabelar" para não deixar a Ruth estressada!!! Isso mesmo!!

Kátia Ramos disse...

Oi... os meus estão usando a chupeta só para dormir.
Mas estão começando a chupar o dedo durante o dia, não sei se volto para a chupeta ou se deixo assim e vejo no que dá.
Beijos....

Postar um comentário