Fomos a 21º Bienal Internacional do Livro

Olá!

Ontem eu e o maridex fomos a 21º Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Quando chegamos no Anhembi pensamos que não conseguiríamos andar por lá, de tantas crianças que tinham do lado de fora! Mas dentro do pavilhão do Anhembi estava bem tranquilo a circulação de pessoas.
Como ficamos apenas 2:30h por lá (sim, é enorme, é pouco tempo para ver tantas editoras e livrarias) não compramos nada para nós, mas é claro, viemos com 4 livros para nossos filhotes.
Desde muito pequenos compramos livros para eles, de panos ou de plásticos, como da série Read & Play, e agora estamos investindo mais em livros de papel, pois eles manuseam melhor, conversam com o livro, mostram as imagens para nós, dão risadinhas, ficam bem entretidos para quem tem apenas 1 ano e 3 meses.
A Saraiva também é editora, e uma das mais legais para crianças é a Caramelo, que é um selo da Saraiva.
Já tínhamos comprados livros da série Bebê Mais, e ontem trouxemos para casa dois livros da série Baby Einstein e dois da série Olho Mágico. Os babies adoraram!

Já tinhamos esses:





E trouxemos estes para casa:








Está comprovado que bebês e crianças que convivem com livros desde o berço, aqueles que tem acesso e são estimulados a leitura, seja inicialmente apenas por imagens, depois por histórias adequadas à idade, tem o vocabulário mais rico, vão melhor na escola, são mais criativos. Saiu uma matéria bem interessante na FSP à respeito - "Bebê que convive com livros vai melhor da escola", em 25/07/2010. Um pequeno trecho da matéria:
"Por que ler?
Para desenvolver atenção, concentração, curiosidade, criatividade, raciocínio, vocabulário e memória. Para perceber os próprios sentimentos, os de outras pessoas e lidar com emoções e estresse. Para ter um tempo especial de diálogo especial com os pais."

E você, quanto de tempo tem se dedicado a leitura? Você lê (com entusiasmo!) para seu(s) filho(s)? Compartilhe conosco livros que você compraram para seus filhos e foi um bom investimento.

4 comentários:

Gisele Cano disse...

Ainda não tenho babies mas já adoro a coleção baby eisntein, tem os cds tb com clássicos da música tocados para bbs...muito fofo.
Desde que me entendo por gente minha mãe me dava livrinhos e eu me lembro como ficava ansiosa pra aprender ler, enqto isso eu olhava as figuras e inventava minha própria história, foi importantíssimo pra me fazer ser hoje uma pessoa que aaaamaaa ler e até veio trabalhar numa Biblioteca, hehehe, nem preciso dizer que qdo tiver os meus filhos vou incentivar muito a leitura.
Mimi, olha só que legal esse link:
http://www.alfaebeto.org.br/BuscaCatalogo
É a lista com os 600 títulos de livros que toda criança deveria ler, criada pelo IAB.
bjos

Giselle Barros disse...

Olá Roberta, também estou querendo ir à Bienal, mas os bbs estão resfriadinhos. Não sei se vai dar!

Livro é tudo de bom! Leio para meus bbs desde a barriga, e agora faz parte da nossa rotina a leitura diária. E eu acho incrível, eles prestam a maior atenção na minha voz, e gostam da cadência da história. Acredita que já li um livro bem chatinho para eles e eles não se interessaram. Eles também têm livros de pano, de plástico, que manuseiam, brincam durante o dia, mas na hora de dormir leio livro "mesmo", contos clássicos, contos, poesia... nesse momento invisto na qualidade literária, então muitos livros nem têm imagens, e quando têm, só mostro no final.

Filho de professor sofre desde bb!!!

Um bjão

GIL disse...

Rosely, eu viajei com meu neto e não tinha livros em mãos contei uma história da fazenda da minha avó, pois após a semana quando foi a aula, ele desenhou na escola a fazenda da minha avó em detalhes, pato, galinha, vaca, boi, arara....uma festa o desenho, rico em detalhes e toda vez que viajo, ele não quer livros, não mãe a vóvó conta.......hahahaha.....que lindinho.....bjks...Gil.....muito bom seu blog, eu fiquei muito atenta também aquele comercial descrito no outro post......

Ana disse...

A turma aqui é devoradora de livros! Literalmente! Já destruíram alguns livros de papel, assim não dá p/ deixá-las muito tempo sozinhas com os livros. Os de plástico dá p/ liberar. Quando tento ler p/ as 4 juntas, tem que ser uma história curtinha, elas não aguentam muito tempo.
O que mais agrada atualmente são os DVDs. É a minha babá-eletrônica! Elas adorar o Baby Einstein da Fazenda e o Animais do Mundo, assim como os da Xuxa e do Cocoricó. Gostei do seu blog. Vou tentar aparecer mais vezes por aqui.
beijos!
Ana

Postar um comentário