Terminou a primeira temporada!


De que série?
É filme? Romance? Crises familiares? Médicos bonitões?
TV paga? TV aberta?

Nã-na-ni-na-não!
Tô falando do DESFRALDE diurno da Ruteca e do Miguelito!

Para não encher muito a linguiça, vou fazer um resumão da série:

Novembro/2011: Instalamos o vaso sanitário infantil em casa. As crianças estavam com 2 anos e meio, e tentamos desfraldá-los. Foram 2 dias de xixizeira pela casa toda, sem nenhum interesse da parte deles pelo vaso. Desisti.
Aí veio o Natal, as férias que eu não queria ter trabalho...

Fevereiro/2012: Entraram na escola, e fui orientada pela diretora para esperar pelo desfralde pois eles precisavam se adaptar, criar vínculo e confiança nas professoras. Aí veio o inverno, deixei passar (desculpa minha, claro)...

Final de julho/2012: Numa segunda-feira, ainda férias, o Miguel acorda e fala:
- "Eu não quero usar mais falda!"
Sonho de todo mãe, meu menino se auto-desfraldou aos 3 anos e 2 meses. Desde então sucesso absoluto nas bilheterias: nada de vazamento, faz xixi no vaso, no penico, no shopping, no restaurante, uso qualquer banheiro sem medo de ser feliz.
Obs.: eu já estava de-ci-di-da que no retorno as aulas eles seriam desfraldados, mas o Migui se antecipou.

Agosto/2012: No retorno das aulas, Miguelito vai de cueca para a escola, e Ruteca resolve que quer ir de calcinha. Miguelito "ok", Ruteca... hummm, foram 10 dias sem fazer 1 xixi sequer no vaso e no penico.
Cansada, falei com a diretora da escola, e ela recomendou parar o desfralde, pois ela se empolgou com o irmão, mas não estava preparada para isso. Disse também que a ausência da avó poderia estar colaborando com o não desfralde.

Outubro/2012: Fui preparando a cabecinha da princesa:
- Filha, depois do dia das crianças você vai de calcinha para a escola, pois você já é criança.
Desde então, ela só faz xixi e cocozinho no penico, uma mocinha fofa!
O próximo passo é tirar o penico dela, "despenicar". Tiramos a fralda, não tiramos? Uma hora ela também usa o vaso.

Resumo:
Miguel se auto-desfraldou aos 3 anos e 2 meses
Rute foi desfraldada aos 3 anos e 5 meses.
Sem altos stress, sem xixizeira para tudo quanto é lado, sem forçar, no tempo deles.

A segunda temporada será o desfralde noturno, e para ser sincera, não estou muito preocupada. Quando eles começarem a acordar com a fralda mais seca sei que estarão preparados.
Eu usei fralda (de pano!) noturna até 5 anos, e daí?
Tô aqui, desfraldada!

Respeito. Paciência.
Não vejo outro enredo melhor para o desfralde.




3 comentários:

Cristiane disse...

A Ísis desfraldou o diurno com 2 anos e 3 meses, estou esperando o tempo dela o noturno...

Um olhar para dentro disse...

Olha, aqui aconteceu exatamente assim. Com 2 anos tentei desfraldar o Enzo pq via os amiguinhos começando essa etapa, mas ele não teve nenhum interesse. Chorou para não sentar no penico, não quis nem chegar perto da privada. Prendeu o xixi e o cocô e eu voltei com a fralda. NAda de traumas ou infecções urinárias.. o tempo ia chegar.
Quando entrei de férias em janeiro desse ano conversei com ele que íamos ficar em casa juntos e que juntos passaríamos por essa etapa. Ficamos 2 dias com xixizinho no penico sem nenhum pânico ou pertubação. No terceiro dia viajamos. Confesso que morri de medo dele travar ou regredir pois não tinha como levar o penico dele numa viagem de 10 dias de avião (só eu e ele com toda bagagem e ainda penico, não dava). Então, nova conversa. De cara, no aeroporto deu vontade de fazer cocô. Levei ele até o banheiro e disse, filho, aqui não tem penico mas você pode confiar que a mamãe firma para você não cair. E assim foi... ele sentou (forrei com papel, sem estresse), fez, limpei e pronto. Até tinha pensado em comprar uma tampa redutora ou um penico baratinho durante os dias que fossemos ficar fora mas nem precisou, ele aceitou bem a privada de adulto e até hoje faz numa boa. Isso aconteceu quando ele tinha 2a11m. Viajamos em janeiro e ele faria 3 anos em fevereiro.
A fralda noturna foi da mesma forma que vc fez... continuei usando a fralda até ele não molhar mais. Ficamos 3 meses de uso diário mas apenas no 1º mês ele fez xixi a noite. Então, um dia ele ficou vendo desenho e dormiu, já de pijama, e eu o coloquei na cama e esqueci da fralda. No dia seguinte, ele e eu nos espantamos pois ele dormiu de cueca sem nenhum xixizinho.
Desde esse dia, nunca mais ele usou fralda (3a3m) e até hoje, com 3 anos e quase 9 meses, não houve uma escapadinha.
Acho que foi a melhor forma. Cada criança tem um ritmo e uma hora diferente... e eles nos mostram quando essa hora chegou.
Para mim, o difícil será tirar a chupeta. Consegui tirar o uso diurno há 2 meses, mas a noite... essa vai ser dose. Ele acorda até de madrugada se a bendita pepê cair da boca... rs.
Sorte para nós amiga! bjsssssss

Unknown disse...

Parabéns para a dupla dinamica!!! O Lucas esta se interessando pelo penico (ele esta com 19 meses). Hoje ele avisou que queria fazer coco e ontem ele colocou a mao no pipi e avisou que queria fazer pipi. Vamos comprar o penico e ver o que rola. Que Deus me ajude, pq o que a Julia é sossegada, ele moleque é da pa virada....

Postar um comentário